Formada pelos rios Espalhado, Mucugezinho, Jiboia e Riachão das Pedras, a cachoeira possui uma queda de cerca de 80 metros, que despenca por entre imensos paredões de rochas folhadas, nos proporcionando um incrível espetáculo da natureza.
Não é nada difícil chegar na cachoeira. A trilha é tranquila e a diversidade de paisagens encontradas torna a caminhada ainda mais encantadora. Vegetação, lagos, orquídeas, bromélias, formações rochosas, além de duas cachoeiras coadjuvantes, que não deixam nada a dever.
A Cachoeira das Orquídeas é lindíssima e o banho maravilhoso.
Dá para imaginar você poder banhar-se em várias outras cachoeiras e lagos até chegar ao seu destino final?
A do Recanto Verde mais parece um santuário, um belo cenário que infelizmente só pode ser desfrutado com os olhos, pois o banho é proibido devido a preservação, pássaros que fazem os seus ninhos por entre as rochas, área de musgos e as pedras.
No fim da trilha, antes de chegar na cachoeira, duas opções: passar por uma ponte de madeira improvisada e andar cerca de 100 metros pelos paredões dos cânions ou pegar um colete, sempre disponível no local, e nadar contra a correnteza.
É simplesmente indescritível a sensação de fazer a curva nos cânions e ter como pano de fundo a cachoeira do Buracão, sem dúvida uma das imagens mais incríveis de toda a Chapada Diamantina.
Lembramos que a presença de um Guia é obrigatória em qualquer trilha da região. Em Ibicoara eles podem ser encontrados na praça central da cidade, na Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara (ACVIB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário